têmpera política (ideológica) - translation to
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

têmpera política (ideológica) - translation to

TÉCNICA DE PINTURA
Tempera; Têmpera a ovo
  • [[Madona]] e seu filho, quadro pintado sobre a técnica de têmpera.

têmpera política (ideológica)      
политическая (идеологическая) закалка
política fiscal         
  • right
MATÉRIA DE POLÍTICA PÚBLICA; POLÍTICA ECONÔMICA QUE DEFINE OS GASTOS PÚBLICOS E IMPOSTOS COMO VARIÁVEIS DE CONTROLE PARA MANTER A ESTABILIDADE ECONÔMICA
Politica fiscal; Política fiscal
фискальная политика
política fiscal         
  • right
MATÉRIA DE POLÍTICA PÚBLICA; POLÍTICA ECONÔMICA QUE DEFINE OS GASTOS PÚBLICOS E IMPOSTOS COMO VARIÁVEIS DE CONTROLE PARA MANTER A ESTABILIDADE ECONÔMICA
Politica fiscal; Política fiscal
финансово-бюджетная политика (политика государственных доходов и расходов. Подразумевает определение и распределение налогов на юридические и физические лица и определение расходов правительства в зависимости от собираемости налогов)

Definition

salvacionismo
sm (salvação+ismo)
1 Conjunto das doutrinas e princípios do Exército da Salvação, instituição evangélica e filantrópica organizada em 1865, segundo moldes militares, por William Booth.
2 O movimento social preconizado e seguido por essa instituição.

Wikipedia

Têmpera (pintura)

A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo pode ser inteiro, ou somente a clara.

Referida na obra de Cennino Cennini, Il Libro dell´Arte, do final do século XIV, a técnica de pintura a têmpera foi largamente utilizada na arte italiana nos séculos XIV e XV, tanto em frescos como em painéis de madeira preparados com gesso ou cré. Dadas as limitações da técnica na gradação das tonalidades de uma cor, ela viria a ser substituída, por pintores e artesãos, pela pintura a óleo.

Do ponto de vista tecnológico, a gradação de tonalidades e a fusão de cores são difíceis por causa da secagem muito rápida. Daí, a técnica utilizada para esse fim ser de sobreposição de pinceladas com a pintura seca, com pontos ou linhas claras ou escuras, e com cruzamento de traços. Pode-se também trabalhar com o verniz resinoso ou com uma goma sobre a tinta, realçando o brilho e os matizes. Quanto ao resultado final, as cores da têmpera são brilhantes e translúcidas, no entanto é possível criar cores opacas e fortes, desde que o pigmento seja menos diluído no aglutinante.